domingo, 6 de setembro de 2009

Uma nova profissão ou um acúmulo de cargos?




O novo é lindo! Assim como os sonhos o novo não envelhece...O novo é belo porque nos muda... Nos leva a novas estações... Porque desafia! E quando, o novo vence, a máquina do mundo gira melhor. Novos projetos deixam as tristezas em uma agenda que não se abre mais...Mas queiram ou não, O NOVO SEMPRE VENCE!
Foi desejando esse NOVO que o SENAI entrou em minha vida. Depois de dois anos formada... Vi-me estacionada em termos de conhecimento! ADORO estudar, trocaria um dia de trabalho por um cheio de livros ao meu redor... Portanto é o dinheiro que movimenta o mundo né!? Não posso parar de lecionar.
A decisão entre meu intercâmbio (que adiei pra 2.011) e o curso técnico foi à aprovação no processo seletivo. A partir daí iniciou-se aquela típica correria novamente em minha vida... Estudar, Trabalhar e Malhar não é fácil... Requer muita dedicação!
Mal estou tendo tempo pra fazer as coisas que mais gosto... Escrever como estou escrevendo hoje... Só assim, véspera do feriado de sete de setembro... Domingão chuvoso em que se estivesse ensolarado... Estaria eu e as amigas na ILHA, tomando sol e uma “gelada”! rs
Ler? Os ônibus ainda me proporcionam essa oportunidade que ADORO! Como fica curto o caminho de Santo Amaro a São Lourenço da Serra... Com meus livros em mãos! Até que minha CNH (está a caminho) não chega... Continuarei usufruindo desse tempinho valioso.
Devo Desculpas aos meus queridos alunos (em especial meu terceiro ano) que gosto tanto! Não tenho todo o tempo possível pra vocês, porém dedico tudo o que posso pra lhes transmitir o melhor de mim em conhecimento! Minha alma regozijará em ver qualquer um de vocês ano que vem prestando um vestibular. Sentirei que meus diários conselhos e puxões de orelha valeram a pena!
É... Literalmente o Senai me sugou. Rs Lá se foram junto com o primeiro semestre, quatro quilos ganhados em dois anos com muita musculação. Quem sabe daqui um tempo eu consiga voltar às atividades físicas habituais.
Esse meu texto merece uma parte dedicada aos mestres! Que como diz o meu querido professor de torno: “Cíntia você é da mesma castra que eu!” Rs.
Não citarei nomes... Ainda existe em nosso país “direitos autorais” né!? Mas vocês saberão quem são!
Começarei pelos que mais marcaram em menos de um ano, meu convívio lá... Já falei isso pra ele! Mesmo não acreditando negô você é um exemplo de vida! Não sei se foi a sua didática ou esse estilo maravilhoso de vida... Tão admirado por mim que o fez ser especial! Mas você é! Com certeza como você disse estará no meio dos meus convidados no dia do meu casamento (se isso acontecer) rs.
A doçura da professora de Gestão me fez muitas vezes amar a profissão que tenho! Não posso esquecer que em meio a tornos, fresas, CNC. Tenho uma profissão a zelar! E você até com suas deliciosas marquinhas com sabor de chocolate me fez lembrar muitas vezes como é Mágico ensinar! Acredite! Adoro você!
O canibal que tem a sala mais desejada do SENAI... Também marcou! Um dia ainda levarei o agrado mais gostoso que já entrou nessa sala... Quando eu aprender cozinhar! Rs.
Não poderei deixar de citar aquele que interpreta desenhos como eu interpreto textos! Como em alguns momentos era mais fácil entender Fernando Pessoa com todos seus pseudônimos do que essa matéria que quase me fez desistir do SENAI! Sinceramente? Você marcou Fabio Jr. rs! Jamais encontrarei alguém que não escreve, DESENHA como você.
Ao major que bate as palmas mais desejadas na oficina... O SINAL da escola pública... Vêm de suas palmas, anunciando a hora do intervalo!
Finalizando os MESTRES (mesmo quase todos sendo palmeirense) ECA! ... O que seria do SENAI sem vocês? NADA né! Como convivendo com vocês pude perceber o quanto nós professores somos valiosos... Com nosso pouco entendimento e ainda tudo que temos pra aprender... Ainda conseguimos fazer com que os leigos aprendam algo que nunca viram na vida!
Sinceramente eu não sei o que farei depois que terminar o SENAI... Dói pensar em parar de lecionar... Meus quatro anos de Anhembi Morumbi também me fez aprender tanto! O amor que tenho pela nossa Língua Materna... Por escrever e devorar livros. Jamais acabará!
É tão engraçado conviver quatros anos em uma universidade cheias de “patricinhas”, “playboyzinhos” bancados pelos pais... Gente com tanto dinheiro e depois entrar no SENAI... Em que a maioria dos alunos ainda escrevem muita coisa errada! Juro que até agora acho que deveria entrar uma aulinha de Português na grade! Coitados desses futuros técnicos quando forem redigir um relatório! Se quiser ajuda eu cobro barato! Rs
Quer saber me sinto bem melhor no SENAI do que na Anhembi... Acho que porque adoro a Simplicidade e a humildade das pessoas.
Em meio a tudo isso uma Engenharia ainda me espera! Mesmo meu irmão falando que o SENAI é a melhor engenharia que existe... Eu preciso aprender mais e ter um diploma né!? Meu intercâmbio ainda me espera... E que os EUA me recepcione muito bem... Pois estarei realizando um sonho! Que nenhum ser humano gosta de ser interrompido!
Estou terminando meu texto e ainda não descobri se Mecânica de precisão será uma nova profissão pra mim ou um acúmulo de cargos? Será que até meus trinta anos eu já decidirei isso? Rs...Acho que sim... Em seis anos muitas coisas acontecerão!
Fica então a ENORME diferença entre um anel graduado...Uma coordenada absoluta e meus deliciosos livros machadianos...Minha atual briga pelo novo acordo ortográfico!
By. Cíntia Cunha.


7 comentários:

  1. Gostei do texto, mas preciso protestar algumas coisinhas ai...Primeiro: como assim "ECA" para os palmeirenses, não gosto de futebol mas tbém não precisa cutucar né..rs...Segundo: essa é importante...não reclame do domingo chuvoso véspera de feriado q vc queria estar na praia, eu só queria ter um domingo normal como todos os anteriores, sem nenhum mal estar...uma coisa eu aprendi nesses ultimos dias, do inferno é que se enxerga o paraiso...é realmente nada é tão precioso quanto a saúde...devemos agradecer todos os dias pelos dias normais de nossas vidas, mesmo os domingos sem graça...!
    E quanto a decisão de carreira, eu acredito que se vc arrumar um bom emprego nessa nova área vai deixar a educação, eu te conheço...rs
    Mas independente do que aconteça eu torço pra que vc seja muito feliz não só profissionalmente como em todas as áreas de sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Amiga! Eu sei que vc me conhece muito bem! rs Não é a toa que conclui assim as minhas futuras decisões!
    Ai querida eu imagino como está sendo uma lição pra vc esses dias em casa! Só quero que saiba que vc tirou a conclusão de que é do inferno que se enxerga o paraíso... E nós que estamos ao seu redor... podemos perceber o quanto vc é especial e nos deixou preocupados! E é claro a falta que vc faz em nossas vidas! Falar só ao telefone não basta pra mim! Tanto que é que não resisti e fui te visitar... sem ninguém saber...escondido e dirigindo ainda sem rumo! Isso é prova de que não importa onde e como vc esteja... Eu vou com vc! Estou felicíssima de ver vc melhor! Uma outra coisa a gente aprendeu: Definitivamente nossas mães sempre sabem o que estão falando! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  3. Baratas retrucam: Como assim!? É óbvio que o Senai é o melhor lugar para SEMPRE! Nós baratas estamos lá...As brasileirinhas também! Os analfabetos funcionais também! E é isso aí!
    Você tem que escrever um texto sobre seus colegas maravilhosos do Senai! Eles sim dão um bom texto!!! Humorístico, é claro.... xD

    ResponderExcluir
  4. Seu Amigo!
    Lí todos os textos que escreveu, e os achei interessantíssimos, mas, o que me prendeu mais atenção, foi o "UMA NOVA PROFISSÃO OU UM ACÚMULO DE CARGO", porque refere-se ao meu local diário de trabalho, por enquanto!
    Bom! Descofio que voce já gosta e vai gostar muito da mecãnica e suas afinidades. Suponho que, até concluí o curso, voce estará redirecionada, não que, o que voce faz como ensinadora, seja menos importante e valioso, mas, por perceber e visualizar novos desafios à serem enfrentados, quebados e esmiuçados ao encarrar as situações problemas que surgirão. E porque não ser uma semelhança de Maria Luiza ou de Josafá? porém, vamos esperar para ver.
    Quanto ao entrar com o agrado mais gostoso na sala, precisa se apressar á aprender fazer! pois o tempo passa rápido, e as minhas lombrigas não gostam de esperar.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHA! Olha como tem pessoas que escondem tesouros! Prof° Chiquinho você escreve muito bem. Deveria ser um daqueles alunos que eram bons em Língua Portuguesa!:)
    Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho... quando eu me tornar uma MARIA LUÍZA ou JOSAFÁ a gente conversa mais... pq ai estaremos trabalhando juntos! rs
    Pode deixar que me apressarei no agrado! Até o final do semestre eu levo naquela sala...que dá até fome passar por perto! rs
    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Cíntia tenho que te falar uma coisa gostei muito desse texto lembrei de quando nós começamos. E confesso que nessa altura do campeonato fiquei emoçionado, lendo um texto desse que pra mim é um grande texto um texto tanto inspirador que nos motiva sempre a continuar. Hoje estamos no 4º Semestre na reta final o que significa que somos vitoriosos e privelgiados em estarmos aqui. Ah! Como a Karu disse(Saudades) escrever um texto sobre os amigos do senai e não esqueçer de falar sobre mim rsrsrs bjs... desculpa os erros de português.

    ResponderExcluir